quarta-feira, 15 de maio de 2013

Siemaco comemora o Dia do Gari


Sindicato dos trabalhadores da limpeza festeja aumentos e comemora a data


Em 16 de maio comemora-se no Brasil o Dia do Gari. Um justo reconhecimento pela difícil função exercida por milhares de trabalhadores coletores de lixo e varredores das cidades.
Para a Feaconspar - Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná os festejos começaram um dia antes, já na terça-feira. “Consideramos que a nossa primeira comemoração foi a conquista de 17% de aumento salarial para todos os coletores de lixo de Londrina após 1 dia de greve”, afirmou Manassés Oliveira, presidente da entidade.

O Acordo Coletivo firmado dia 15 de maio com a CMTU - Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina encerrou o período de negociações anuais dos trabalhadores da limpeza no Paraná.

Na avaliação da Feaconspar os índices alcançados esse ano superaram 2012 e mantiveram a tendência de recuperação salarial garantindo aumentos reais para os trabalhadores.

Em Curitiba, os 2.500 funcionários da Cavo Saneamento Ambiental tiveram 10,5% de aumento nos salários e 20% nos tíquetes. Na região metropolitana de Curitiba e litoral Paranaense, os 800 trabalhadores contratados pela Transresíduos garantiram 10% de aumento nos salários e 30% de aumento nos tíquetes. Em Cascavel, o acordo firmado reajustou os salários dos coletores da Engeletrica Projetos e Construções Civis em 13% e os londrinenses encerraram a temporada de acordos coletivos finalizando com 17% de aumento nos salários.

Como cuidar dos nossos garis
Para Manassés Oliveira, a questão salarial é muito importante, mas o principal é melhorar a condição de trabalho dos coletores e varredores da cidade. Segundo a Feaconspar é necessário ter mais atenção com o lixo que colocamos em frente de nossas casas, principalmente aqueles que podem ferir os coletores. “Ações simples como embalar cacos de vidro e colocar seringas e agulhas dentro de garrafas plásticas já podem fazer uma grande diferença e evitar acidentes com os coletores”, afirmou Manassés.

Festa para os Garis
Para comemorar a data o Siemaco – Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba vai visitar 15 postos e sortear prêmios para os trabalhadores. No total serão sorteadas 55 bicicletas, 85 relógios de parede e 150 cestas de alimentos.