terça-feira, 14 de agosto de 2012

FACOP recebe título de Utilidade Pública Federal





Reconhecimento oficial dos serviços prestados pela Fundação reitera seriedade e transparência do trabalho desenvolvido
A Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP) recebeu oficialmente o título de Utilidade Pública Federal (UPF), concedido pelo Ministério da Justiça. O UPF é um reconhecimento da União aos relevantes serviços prestados por associações e fundações constituídas no País, que servem desinteressadamente à sociedade. É uma forma pela qual o Governo se vale para apoiar entidades privadas que prestam serviços necessários à coletividade, como a assistência social, o atendimento médico, a pesquisa científica e a promoção da educação e da cultura.
Por se tratar de um recurso de atuação social do Governo, o título de utilidade pública é concedido, em princípio, a entidades que desenvolvam algum serviço considerado prioritário pelo Poder Público. A concessão do UPF requereu um processo de comprovação das atividades exercidas pela FACOP, envolvendo a elaboração de relatórios circunstanciados dos três anos antecedentes à formulação do pedido, que obteve o apoio do Deputado Federal Roberto Santiago, além da comprovação da não existência de distribuição de qualquer tipo de lucro entre os integrantes da diretoria e conselhos.
Vantagens
Além de conferir prestígio e credibilidade ao trabalho executado pela FACOP, o título que pode ser considerado prova do reconhecimento oficial dos serviços prestados pela entidade que, a partir de agora, está apta a receber doações de pessoas físicas (com o devido benefício de desconto no imposto de renda do doador). Empresas sob o regime de lucro real também poderão efetuar doações direta à FACOP e deduzirem essa doação como despesa operacional da empresa até o limite de 2% do seu Lucro Operacional Bruto.

Para Adonai Arruda, presidente da FACOP, o título é mais uma conquista do trabalho sério desenvolvido pela fundação. "Além de reiterar a seriedade do trabalho desenvolvido pela FACOP, poderemos oportunizar mais projetos, já que a fundação além de poder receber doações, fi ca apta a elaborar projetos incentivados por renúncia fiscal. Queremos fazer mais e ainda melhor", declara Arruda. A FACOP também conta com os títulos de utilidade pública municipal e estadual.
Capacitando trabalhadores e oportunizando empregos
Instituída há 10 anos em um esforço conjunto entre os sindicatos patronal e laboral do segmento - Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR) e os Sindicatos dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação (SIEMACOS do PR), a FACOP tem sede em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. É a única estrutura no Brasil voltada para a qualificação profissional que abriga hotel-escola, restaurante-escola, auditório, laboratório de informática, de panificação, de limpeza hospitalar e diversas salas de aula, totalizando 13 mil metros quadrados de área utilizados para os cursos.

Semanalmente a FACOP recebe uma média de 250 trabalhadores que usufruem gratuitamente da oferta de mais de 40 opções de cursos gratuitos, além do recém implantado sistema de ensino à distância. Em cinco anos de atuação do Centro de Formação Profissionalizante Nahyr Kalckmann de Arruda, mais de 11 mil pessoas foram qualificadas através dos cursos. A FACOP também oferece o RH Coletivo, que foi inaugurado, em fevereiro de 2012, a fim de facilitar o encaminhamento de profissionais qualificados às vagas de trabalho oferecidas pelas empresas do setor de Asseio e Conservação. Os serviços prestados pelo departamento são gratuitos e podem ser solicitados após a conclusão dos cursos de qualificação. Desde sua abertura, o RH Coletivo já realizou 1935 atendimentos, encaminhando 591 profissionais para vagas na área de asseio e conservação. Desse montante, 147 trabalhadores já for am contratados.